Home Sem Censura Programa de sustentabilidade inicia adesão de empreendimentos que realizam eventos em Cabedelo

Programa de sustentabilidade inicia adesão de empreendimentos que realizam eventos em Cabedelo

por admin

O programa ‘SustentaMundoBr-Parahyba’ teve a primeira adesão de um empreendimento voltado à realização de eventos na cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. O objetivo é promover práticas sustentáveis no local com a preocupação de diminuir seu impacto ambiental e contribuir para uma cidade cada vez mais próspera. 

“Sempre tive vontade de promover a sustentabilidade. Tive a oportunidade de passar um tempo na Itália e percebi que lá isso é muito comum. Quando retornei ao Brasil, soube do programa e entrei em contato imediatamente com a equipe”, explicou a empresária Isabella Isbelo, proprietária da pousada Vila dos Ventos, em Cabedelo. 

O ambiente possui quartos para hóspedes, mas tem como foco principal a realização de eventos, um diferencial entre os parceiros do ‘SustentaMundoBr-Parahyba’. “Temos realizado parcerias com condomínios, em geral, mas o nosso direcionamento é a universalização da coleta seletiva no município, por isso, hotéis, pousadas, restaurantes e outros empreendimentos são bem-vindos ao programa”, garante Aparecida Queiroz, responsável pela etapa operacional. 

Para a proprietária da pousada Vila dos Ventos, o desafio de organizar suas instalações às necessidades da coleta seletiva compensa pelo ganho ambiental. “Trabalhamos mais com eventos, que é o nosso forte, e vamos nos adaptar para fazer um descarte adequado em tudo que realizarmos. Achei a ideia muito bacana, em todos os sentidos, especialmente por contribuir para a geração da renda de algumas famílias e isso nos estimula”, reforça Isabella Isbelo. 

A partir do primeiro contato, a equipe de educação ambiental do programa visitou a pousada e realizou o treinamento com os funcionários do estabelecimento. “Quando ocorrerem os eventos, queremos aproveitar o momento para realizar ações de conscientização ambiental, recolher os materiais e encaminhar à reciclagem”, explica Eleine Bélaváry, coordenadora de educação e mobilização do ‘SustentaMundoBr-Parahyba’. 

Para Eleine, a instalação das caixas Niltex nos eventos será fundamental. “Esta é uma das ideias adotadas pelo programa que consiste num suporte descartável para sacos de lixo”, explica. O projeto, desenvolvido pelo empresário Nilton Jorge Del Zotto, consiste em utilizar uma caixa de material reciclável para auxiliar na abertura e estabilização dos sacos de lixo durante a fase de enchimento, sem a necessidade lixeiras. O projeto é reconhecido internacionalmente.

Sobre o parceiro – O empreendimento fica localizado na Praia Ponta de Campina, em Cabedelo, um paraíso ecológico de águas quentes, calmas e cristalinas que fazem surgir piscinas naturais na baixa da maré. Em meio a esse cenário paradisíaco, a pousada Vila dos Ventos surge no interno de um parque de coqueiros num lindo cenário natural. 

Sobre o programa – O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) – www.ibasbrasil.org.br – para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída. A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail: contato@sustentamundobr.com.br

Postagens Relacionadas

Faça um comentário